A proposta do Conselho Federal de Medicina (CFM) de criação de um Programa de Interiorização do Médico Brasileiro para levar médicos brasileiros a trabalharem no interior do país foi defendida em debate no Canal Futura, nesta terça-feira (4), às 21h20, pelo 1º vice-presidente do Conselho, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima. O assunto foi discutido no programa Sala Debate, que teve como tema ´O Brasil precisa de médicos estrangeiros?´, sobre o projeto do Governo Federal de contratar médicos estrangeiros para atuar em regiões onde há déficit dos profissionais, sem a devida revalidação do diploma.
O CFM se opõe à anunciada “importação” e pediu ao Ministério Público que tome providências caso o governo insista em contratar médicos estrangeiros sem a prova de revalidação. Isto porque, no ano passado, mais de 90% dos candidatos foram reprovados no exame — incluindo médicos das nações que devem enviar novos profissionais ao Brasil.
A proposta do Conselho debatida no programa do Canal Futura busca alocar profissionais em cidades de até 50 mil habitantes, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para viabilizar a interiorização, o CFM recomenda que o Governo proporcione condições adequadas de atendimento e institua uma carreira de Estado para profissionais de saúde, que proporcione aos médicos o estímulo necessário para migrar e se fixarem nas áreas de difícil provimento, assim como fizeram os juízes e promotores públicos, também contemplados por uma medida semelhante.
Também participou da discussão o presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira. O Sala Debate foi transmitido ao vivo pelo Canal Futura às 21h20, (NET – Canal 32 / SKY – Canal 8), com reprise no domingo (9), às 23h. Após a exibição, o Sala Debate estará disponível na internet, no canal da emissora no YouTube.