A diretoria executiva do Conselho Federal de Medicina (CFM) estará em Rondônia na próxima terça-feira, dia 23, para prestigiar a classe médica do estado na celebração dos 50 anos do Conselho Regional de Medicina (Cremero), a casa a ética médica. A presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, conclama a classe médica e os acadêmicos de medicina a participarem da programação, que começa com uma noite de homenagens aos pioneiros da atividade médica em Rondônia. 
A programação se inicia na noite de terça-feira, com a solenidade de lançamento do livro contando a história dos 50 anos do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, escrito pelo médico, artista plástico e escritor Viriato Moura. Nesta oportunidade será realizada a homenagem aos médicos mais antigos ainda em atividade e será inaugurado o Memorial dos ex-presidentes e a Galeria dos Conselheiros. “É um reconhecimento do Cremero aos seus ex-presidentes e também a todos os médicos que deram sua parcela de colaboração, atuando como conselheiros, para que esta casa pudesse chegar até aqui”, acentua Maria do Carmo.
No livro, o médico Viriato Moura, com mais de 30 anos de serviços prestados à saúde em Rondônia, conta a história da ética médica e a luta dos médicos para implantar o CRM numa época em que Rondônia sequer tinha ligação terrestre com o restante do país.
Esta solenidade da terça-feira à noite será presidida pelo presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, e deverá contar com a participação do governador do estado, Confúcio Moura.
Prestadas as homenagens, o Cremero dá sequência à programação comemorativa dos 50 anos com aquilo que vem fazendo ao longo desses anos: atualização de conhecimentos à categoria com a realização, na quarta-feira, 24, a partir das 8 horas, do Fórum de Direito Médico e Judicialização da Saúde.
A programação do Fórum contempla os médicos com quatro palestras e temas de alta relevância para o cotidiano profissional: “Responsabilidade Médica na visão do Conselho Federal de Medicina”; “Responsabilidade Médica junto ao Código de Defesa do Consumidor e ao Código Civil”; “Sigilo Médico e Fornecimento de Informações”; e “Consentimento livre e esclarecido e Testamento Vital – Limites da Autonomia do Paciente e da Exclusão de Ilicitude”. São temas atuais, com a exclusão de ilicitude, cuja resolução foi aprovada e publicada recentemente pelo CFM.
Para debatê-los com a classe médica de Rondônia, a diretoria do Cremero convidou o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Ávila, que apresenta a palestra “Responsabilidade Médica na visão do Conselho Federal de Medicina”; a advogada Sandra Franco, da OAB de São Paulo, para falar sobre a “Responsabilidade Médica junto ao Código de Defesa do Consumidor e ao Código Civil”, com a participação do vice-presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima; e do chefe do Setor Jurídico da entidade, Alejandro Bullón; para abordar as consequências do “Sigilo Médico e fornecimento de informações” e, ainda, o promotor de Justiça Diaulas Ribeiro, do DF, para debater sobre “Consentimento livre e esclarecido e Testamento Vital – Limites da Autonomia do Paciente e da Exclusão de Ilicitude”.
Programação
Terça-feira, dia 23/04
20h – Cerimônia dos 50 anos do Cremero e lançamento do livro
21h – Inauguração do Memorial dos Ex-presidentes
21h15 – Mesa de autógrafos / Coquetel
Quarta-feira, dia 24/04
Fórum de Direito Médico e Judicialização da Saúde
Local: Auditório do Cremero;
8h30 – Abertura – Roberto Luiz d´Avila
– Maria do Carmo Wanssa
9h – Palestra – Roberto Luiz D´Avila
Tema: Responsabilidade Médica na visão CFM;
10h – Responsabilidade Médica junto ao Código de Defesa do Consumidor e ao Código Civil;
– Sandra Franco
– Carlos Vital Tavares Corrêa Lima
11h – Debate
11h30 às 14h – Almoço
14h – Palestra – Alejandro Bullón
· Sigilo Médico e Fornecimento de Informações;
15h – Consentimento livre e esclarecido e Testamento Vital – Limites da Autonomia do Paciente e da Exclusão de Ilicitude;
– Dr. Diaulas Ribeiro
16h – Debate
17h – Encerramento
Fonte: Cremero