Em nome dos médicos brasileiros, o Conselho Federal de Medicina (CFM) expressa seu pesar pelo falecimento do conselheiro Sylvio Ideburque Leal Filho, presidente da Comissão de Tomada de Contas do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec).
A morte do conselheiro aconteceu no domingo (26). Ele deixou esposa (Maria Aparecida) e três filhas (Mariana, Paula, Raphaela). A missa de Sétimo Dia ocorrerá na próxima segunda-feira (4), às 19h00, na Igreja do Pequeno Grande (Avenida Santos Dumont, 55, Fortaleza).
Sylvio Ideburque Leal Filho era oftalmologista, tinha 70 anos e atuava como preceptor da Residência Médica em Oftalmologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ao longo de três décadas, ele atuou ativamente junto ao movimento médico, de forma especial no Cremec, onde era reconhecido por sua dedicação e capacidade de liderança. Várias autoridades e entidades manifestaram pesar pela morte do conselheiro.
Em todas as manifestações são destacados o legado ético e o profissionalismo em sua atuação como médico e na vida pessoal. Entre as notas de condolências, constam as do reitor em Exercício da UFC, Henry de Holanda Campos; o presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia, Newton Andrade Júnior; e a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado (Simec), entre outros.
O CFM se solidariza com familiares, amigos, admiradores e alunos de Sylvio Ideburque Leal Filho, desejando que sua trajetória seja um exemplo para as futuras gerações de médicos brasileiros.