O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, foi eleito vice-presidente da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) em reunião realizada no dia 26 de janeiro durante o XI Congresso Internacional dos Médicos em Angola. O mandato será exercido durante o ano de 2016.
Para a nova diretoria da CMLP, foram eleitos: José Manuel Silva (Ordem dos Médicos de Portugal), como presidente; Carlos Vital (CFM-Brasil), vice-presidente; António Eugénio Zacarias (Ordem dos Médicos de Moçambique), secretário; e, para o cargo de vogal, o presidente da Associação dos Médicos de Língua Portuguesa de Macau. José Manuel Pavão (OM-Portugal) é o secretário permanente da CMLP.
De acordo com o Protocolo Geral de Cooperação, a criação da Comunidade Médica de Língua Portuguesa se deu devido às “ligações históricas, culturais e linguísticas, que unem os respectivos povos, e a crescente circulação de médicos entre uns países e outros”.
O CFM vem, ao longo dos anos, consolidando parcerias e cooperações internacionais com entidades médicas de países que se relacionam em aspectos diversos com a Medicina brasileira. Nessa perspectiva e em reconhecimento à atuação da autarquia, o Conselho tem assumido posições relevantes no debate médico internacional.