Você já possui o certificado digital do Conselho Federal de Medicina (CFM)? Sabe usar a Plataforma de Prescrição Eletrônica? Para auxiliar médicos e médicas a adquirirem e utilizarem essas
ferramentas, o CFM publicou uma série de vídeos que duram de dois a três minutos, mostrando o passo a passo.
Os tutoriais estão no canal do CFM no YouTube (youtube.com/c/cfmedicina/ playlists) e detalham, por exemplo, o que o profissional com inscrição ativa deve fazer para adquirir gratuitamente o seu certificado e emitir documentos on-line.
Certificado digital – O CFM oferece certificado em nuvem para todos os médicos regularmente inscritos e adimplentes em Conselho Regional de Medicina (CRM). Esse documento é uma identidade digital, com validade jurídica e segurança em transações on-line que está disponível para todos os dispositivos com conexão à internet (celular, computador, tablet, etc) e não requer tokens, cartões ou acessórios adicionais.
Com o certificado digital, médicos podem, por exemplo, assinar prescrições e relatórios. Os recém-formados devem procurar o respectivo CRM para a coleta dos dados biométricos, que servirão tanto para a emissão da Carteira de Identidade Médica quanto para o certificado.
Médicos que já possuem a carteira em policarbonato com chip podem solicitar o certificado pelo CRM Virtual ou no CRM. Já aqueles que ainda possuem a Cédula de Identidade Médica em papel moeda deverão procurar CRM. Para adquirir e usar gratuitamente o certificado digital oferecido pelo CFM, assista AQUI aos vídeos.
Prescrição Eletrônica – O CFM também facilitou a emissão de documentos médicos desenvolvendo a plataforma de prescrição eletrônica. Tudo é simples, rápido e seguro. No site, são emitidos oito tipos de documentos: receita simples, receita antimicrobiano, receita de controle especial, solicitação de exames, atestado, relatório, laudo médico e parecer técnico. Eles podem ser emitidos on-line e assinados com o certificado digital.
Para acessar os serviços disponíveis no site prescricaoeletronica.cfm.org.br, é preciso realizar um cadastro de segurança. Caso já tenha acessado o seu CRM Virtual (Portal de Serviços on-line), não há necessidade de fazer novo registro.
Todos os detalhes estão explicados nos vídeos sobre prescrição eletrônica preparados pelo CFM. Os responsáveis pelos serviços sugerem aos interessados acessarem o site da autarquia para conhecerem os benefícios e a playlist de vídeos para saber como utilizá-los. Clique em: https://bityli.com/EIuYeP