Foi realizado na segunda quinzena de abril, no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza (CE), o primeiro transplante de tecido ósseo do Ceará. A intervenção, num paciente de 58 anos, com grave defeito acetabular, implicou na utilização de 112 gramas de fêmur proximal enviado pelo Banco de Tecidos do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia do Rio de Janeiro, INTO.
Para realizar a operação pioneira, foi necessário cumprir várias etapas burocráticas, que exigiram um mês, entre abrir o processo junto à Secretaria de Saúde do Estado, credenciamento da equipe médica e do hospital, até que o Ministério da Saúde autorizasse a solicitação do material necessário junto aos bancos de tecidos. Os ortopedistas de Fortaleza ficaram impressionados com a agilidade do INTO, que atendeu o pedido de forma extremamente rápida, enviando-o numa caixa com gelo seco.
A equipe encarregada do procedimento foi integrada por Robson Alves, que é o presidente da Regional Norte/Nordeste do Comitê de Patologia do Quadril da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Leonardo Drummond, Samuel Magalhães e Cláudio Martins.
Fonte: INTO