O relatório da primeira semana de funcionamento do 0800 criado pelos médicos para receber denúncias de pacientes contra planos e seguros de saúde mostra que as principais reclamações estão relacionadas ao aumento abusivo das mensalidades. A maioria das chamadas registradas para o 0800 887 7700 era de usuários protestando contra aumentos de até 80%. Outras denúncias freqüentes foram, pela ordem, a ameaça de perda de benefícios se o usuário não optar pela migração; o mau atendimento; o ressarcimento incompleto de consultas e procedimentos realizados pelo sistema de reembolso, que vigora em 14 Estados; a falta de repasse aos médicos dos valores pagos em dia pelos usuários, que está resultando em suspensão do atendimento; e o fato de a Admedi não ter hospitais conveniados. As seguradoras Sul América e Bradesco lideram o ranking de queixas. Unimed, Amil e Itauseg vêm em seguida. Nesta primeira semana, foram recebidas apenas três denúncias contra médicos e clínicas. O serviço 0800 887 7700 recebe ligações de todo o Brasil e está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. As denúncias serão cadastradas e avaliadas semanalmente para posterior encaminhamento às autoridades responsáveis. A coordenação é do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, com o respaldo das principais entidades médicas nacionais. FONTE: AMB
CBHPM: médicos divulgam primeiro relatório das reclamações recebidas pelo 0800
08/07/2004 | 03:00