Defender a vida e prevenir um ato de extremo desespero. Com essa missão, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) lançaram neste mês a cartilha Suicídio, informando para prevenir, iniciativa da Câmara Técnica de Psiquiatria, por sugestão da Comissão de Ações Sociais. “Espera-se que esta contribuição ajude no enfrentamento deste grave problema de saúde pública”, aposta o coordenador da Câmara e 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes.
Editado com o apoio da ABP, o documento aponta o suicídio como questão mundial de Saúde Pública. A cartilha informa a ocorrência de cerca de dez mil suicídios ao ano no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. O objetivo da cartilha é contribuir para transformar esse cenário. “Há neste trabalho informações que podem ajudar a sociedade a desmitificar a cultura e o tabu em torno do tema e auxiliar os médicos a identificar, tratar e instruir seus pacientes”, explica o presidente do CFM, Carlos Vital.
Campanha – A ação integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, lançada pelo CFM e pela ABP. Durante a semana do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro, os edifícios do Congresso Nacional e Memorial JK, em Brasília, além da sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR) aderiram à campanha e foram iluminados de amarelo, cor que representa vida, luz e alegria.
A cartilha aborda temas como barreiras à detecção e a fatores como o estigma e o tabu relacionados ao tema. De acordo com a cartilha, por razões religiosas, morais e culturais, o suicídio é considerado transgressão às leis divinas, o que dificulta um diálogo aberto sobre o tema. A publicação será enviada aos conselhos regionais (CRMs) e bibliotecas de escolas médicas. Além da versão impressa, o manual está disponível ainda para download no Portal Médico, no ícone Biblioteca. Acesse aqui a íntegra da Cartilha.
Debate – O tema será levado para discussão também com a sociedade. A entidade realizará O debate “Suicídio, é possível prevenir? Um olhar da sociedade”. O filme Elena – da diretora brasileira Petra Costa – será exibido em evento gratuito no dia 3 de dezembro, em Brasília, para médicos, estudantes e interessados para fomentar a discussão sobre o suicídio, um tema ainda tabu.
As inscrições para o evento são gratuitas, mas com o número limitado a 120 participantes. Acesse o site de eventos do CFM (www.eventos.cfm.org.br) e garanta sua vaga.