Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada mil crianças nascidas vidas, pelo menos oito apresentam problemas no coração, a chamada cardiopatia congênita. A Regional de Sorocaba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) vai promover, no dia 27 de setembro, o encontro Cardiopatias Cianogênicas, com palestra da presidente do Departamento de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Ieda Jatene.
Segundo o presidente da Regional, Otávio Ayres da Silva Neto a cardiopatia congênita cianogênica caracteriza-se por uma piora súbita da oxigenação do sangue, causando uma coloração azul-arroxeada na pele do bebê. Um problema que pode levar à morte. “O ideal é que a cardiopatia congênita seja diagnosticada antes do nascimento, através de exames de ultrassonografia”, explica o cardiologista. 20% dos recém-nascidos com problemas no coração precisam ser operados até o primeiro mês de vida para sobrevivência. Outros 60% até o primeiro ano de vida e apenas 20% sofrem de alguma cardiopatia menos grave. “Vamos debater questões como os riscos dessas cirurgias e a evolução dos bebês operados logo após o nascimento”, conclui.
O evento é voltado para cardiologistas, pediatras e estudantes de medicina. As vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato pelo site www.socesp.org.br, ou pelo telefone (11) 3179-0042.
Encontro: Cardiopatias Cianogênicas
Data: 27/09
Horário: 20h
Local: Sociedade Médica de Sorocaba
Endereço: Rua Monsenhor João Soares, 75 – Sorocaba
Inscrições: www.socesp.org.br / (11) 3179-0068 (sem custos)
Fonte: Socesp