No Brasil, mais de 250 mil pessoas morrem por ano de morte súbita, a maior parte provocada pelas arritmias cardíacas e infarto agudo do miocárdio. O tema será debatido no dia 1º de agosto, em São José dos Campos. O evento, promovido pela Regional Vale do Paraíba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp –, é voltado para clínicos, profissionais de saúde que trabalham em emergências, cardiologistas e estudantes de medicina. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site www.socesp.org.br. As vagas são limitadas.
O presidente da Regional, Fábio Roberto da Silva Baptista, explica que arritmia cardíaca é uma alteração do ritmo normal do coração, produzindo frequências cardíacas rápidas, lentas ou irregulares. Já o infarto do miocárdio é provocado por uma obstrução nas artérias coronárias, que diminuem o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, fazendo com que falte oxigênio e ele sofra.
“Quando uma pessoa tem uma parada cardíaca, a cada minuto ela perde 10% de chances de sobreviver. Se nada for feito em 10 minutos, essa pessoa morre”, explica o cardiologista. Por isso é fundamental que as entidades médicas competentes treinem constantemente os médicos e profissionais de saúde sobre como evitar a morte de uma vítima de uma parada cardiorrespiratória, com a ajuda da massagem cardíaca e do uso de desfibriladores.
As inscrições já podem ser feitas pelo site www.socesp.org.br ou pelo telefone (11) 3179-0068/0049.
Socesp Vale do Paraíba | Morte Súbita
Data: 1º de agosto de 2013
Horário: às 19h30
Local: Novotel
Endereço: Av. Dr. Nelson D’Ávila, 2200 – São José dos Campos
Inscrições e informações: www.socesp.org.br ou 3179-0039 / 0049
*acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
Fonte: Socesp