Socesp, Município e Estado trabalharão juntos para reduzir a mortalidade por doença cardiovascular
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) iniciou, no dia 23 de setembro, encontros pela internet com cardiologistas e médicos de outras especialidades da rede pública. O audacioso projeto contou com integral apoio dos secretários municipais de saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Os Cursos de Qualificação para médicos da atenção básica de regiões distantes de grandes centros teve início com a aula hipertensão arterial ministrada através de Web Meeting atingindo mais de 150 locais distribuídos no Estado de SP. Já estão agendados outros três até o final de 2014: 21 de outubro – Dislipidemia; 11 de novembro – Diabetes e 9 de dezembro – Insuficiência Cardíaca.
O principal objetivo da diretoria da Socesp, presidida pelo cardiologista Francisco Antonio Helfenstein Fonseca, é contribuir para a atualização e, consequentemente, melhorar o atendimento à população do Estado de São Paulo além de diminuir a mortalidade por doença cardiovascular através da educação continuada. “Infelizmente, nos últimos 10 anos, as taxas de mortalidade por essa doença permaneceram em patamares acima do que se observou em países do hemisfério norte”, afirma Fonseca.
Diante desse cenário, a Socesp levará, aos 645 municípios do estado, cursos de capacitação e agora de qualificação, que chegarão à rede pública através de Web Meetings. Serão desenvolvidos módulos mensais, abordando importantes temas da atenção primária à saúde que podem reduzir de maneira expressiva a mortalidade cardiovascular e as taxas de hospitalização.
Entre os temas estão: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes, dislipidemias, fibrilação atrial, tabagismo, infarto e outros. As aulas contarão com um coordenador da Socesp, três debatedores e um membro da secretaria de saúde, todos grandes especialistas.
Após a aula, será promovido um debate e tudo será gravado. Depois, aula e debate serão disponibilizados na internet e ficarão à disposição dos médicos para novas consultas. Além disso, serão frequentemente atualizados e a Socesp terá ainda um canal permanente de capacitação dos profissionais da rede.
Cada médico, durante sua jornada de trabalho, terá 30 minutos para participar do treinamento. No final de cada módulo, fará uma prova online e, se tiver 100% de aproveitamento, receberá um certificado da Socesp que poderá colaborar no futuro para sua progressão funcional, se fizer parte do enquadramento apropriado.
A Socesp também vai colaborar com as secretárias municipais de Saúde quanto aos medicamentos utilizados. A intenção é proporcionar de maneira gradual avanços na cesta básica de medicamentos utilizados na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Secretária Estadual da Saúde foram unânimes em abraçar a proposta da Socesp. “Esse projeto terá grande impacto sobre a saúde da população paulista e abrangerá todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que tenham recursos de internet. Esta qualificação pode servir de modelo para os ambulatórios de especialidades e para outras áreas da Medicina, tornando-se permanente e contribuindo para a melhor formação dos médicos que atendem a maior parte da população no serviço público de saúde do Estado de São Paulo”, comemora o presidente da Socesp.
Fonte: Socesp