A doença já atinge entre 7 e 10% da população com pressão alta no Brasil
A Regional Vale do Paraíba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) vai promover, no dia 29 de junho, um encontro sobre “Hipertensão Arterial Resistente”, para cardiologistas, clínicos, geriatras, estudantes de medicina e profissionais de saúde interessados no tema.
A cada ano morrem 7,6 milhões de pessoas em todo o mundo devido à hipertensão. A doença é responsável por 54% de todos os casos de AVC e 47% dos casos de infarto, fatais e não fatais, em todo o mundo. Na última década, fez mais de 70 milhões de vítimas fatais.
Já a hipertensão arterial refratária é uma doença que atinge entre 7 a 10% da população hipertensa no Brasil. “Pacientes com hipertensão arterial grave, de difícil controle, são aqueles que tomam muitos medicamentos e, mesmo assim, não conseguem ter a pressão controlada. As mortes nesse caso são em uma proporção ainda maior”, explica o presidente da Regional Vale do Paraíba, Fábio Baptista.
O encontro será dividido em três tópicos: Definição, avaliação clínica e laboratorial, com palestra de Rui Manuel dos Santos Póvoa; Fluxograma do diagnóstico, com Oswaldo Passarelli Jr.; e Tratamento, com apresentação de Flávio Antonio de O. Borelli.
“A Hipertensão Arterial Resistente é uma doença muito difícil de ser tratada, por isso é importante estarmos sempre atentos às novidades da medicina neste sentido. Eventos como este proporcionam a troca de experiência e são fundamentais para conseguirmos reduzir o número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil”, finaliza Fábio Baptista.
Os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.socesp.org.br ou pelos telefones (11) 3179-0049/39.
Socesp Vale do Paraíba | Hipertensão Arterial Resistente
Data: 29 de junho de 2013
Horário: das 08h às 12h
Local: Novotel
Endereço: Av. Dr. Nelson D’Ávila, 2200 – São José dos Campos
Inscrições e informações: www.socesp.org.br ou 3179-0039 / 0049
*acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
Fonte: Socesp