O presidente da Regional, Sérgio Luis Berti, explica que a morte súbita é a parada súbita do coração e que pode acontecer com ou sem sintoma. “Exames médicos cardiológicos bem feitos podem diminuir a incidência das mortes repentinas. Pessoas que tenham antecedentes na família têm maior possibilidade de ter uma morte súbita”, explica.
90% dos casos acontecem por parada cardíaca. Boa parte delas é resultado de uma arritmia, que é a alteração da frequência cardíaca. “Nesse caso, o uso de um desfibrilador é a solução imediata. O aparelho dá um choque, o coração pára por um instante e o ritmo normal volta a acontecer”, completa Berti.
Para o presidente da Socesp Regional São Carlos, o evento chamará a atenção dos colegas cardiologistas e emergencistas sobre o grave impacto das arritmias, assim como a necessidade de estar sempre atualizado em seu tratamento adequado.
Socesp São Carlos | Morte Súbita
Data: 19 de novembro de 2011
Horário: 10h00
Local: Auditório da Unimed
Endereço: Av. Dr. Carlos Botelho, 1055 – Centro
Inscrições: www.socesp.org.br / (11) 3179-0039/49 (sem custos)
*acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
Fonte: Socesp