Doença de Chagas é a terceira causa de insuficiência cardíaca no Estado de São Paulo
Cerca de 20 milhões de pessoas sofrem de Doença de Chagas na América Latina. No Brasil o número pode chegar a 5 milhões e as estatísticas crescem a cada ano. A maioria, aproximadamente 60% das pessoas infectadas, não desenvolvem a doença que se manifesta nos outros 40% através do inchaço do coração, esôfago ou intestino.
Para debater o assunto, a Regional de Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) promove, no dia 28 de abril, o encontro Miocardiopatia Chagástica com palestra dos Dr. Abílio Augusto Fragata Filho, doutor em Saúde Pública pela USP e Diretor do Serviço de Cardiologia Clínica do IDPC – Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo.
Miocardiopatia Chagástica é a doença provocada pelo Trypanossoma cruzi que causa distúrbios no sistema elétrico do coração, aumento da massa muscular cardíaca, e enfraquecimento do coração. O tratamento clínico da doença pode ser dividido no tratamento da insuficiência cardíaca e no das arritmias cardíacas.
Para o presidente da Regional de Marília da SOCESP, Dr. André Moro, o encontro servirá para orientar os médicos que muitas vezes só diagnosticam o quadro quando a doença está em estágio avançado, e que precisam estar alertas para os sintomas precoces, antes que se instale a insuficiência cardíaca. “Embora não tenha cura, os tratamentos disponíveis podem trazer qualidade de vida ao paciente, conclui André Moro.
O evento é voltado para cardiologistas e clínicos gerais e as vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato pelo site www.socesp.org.br, ou pelo telefone (11) 3179-0042.
Socesp Marília | Miocardiopatia Chagástica
Data: 28 de abril de 2012
Horário: 09h00
Local: Hotel Quality Sun Valley
Endereço: Rua Aimorés, 501 – Marília
Inscrições: (11) 3179-0039 / 0049 ou www.socesp.org.br (SEM CUSTOS)
*acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.