Preocupada com o conhecimento dos dirigentes das entidades médicas acerca do que ocorre no Congresso, a Comissão Nacional de Assuntos Políticos (CAP), decidiu realizar o I Fórum de Processo Legislativo das Entidades Médicas. Os membros pertencentes à CAP, que reúne Fenam, CFM e AMB, se encontraram no dia 29, em Brasília. Na ocasião, puderam aprimorar a base de um projeto pré-estabelecido pelo coordenador do evento, Jeancarlo Fernandes Cavalcante, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) e conselheiro federal suplente.
O objetivo é demonstrar didaticamente o processo legislativo para familiarizar o movimento médico com a tramitação de matérias na Câmara e no Senado, acentuou.
Ele explica que “uma considerável parte do movimento médico não possui a sabedoria básica de como se inicia e se tramita um projeto de lei no Congresso. Isso dificulta as lutas por políticas efetivas de saúde e também na atuação de reivindicações junto aos parlamentares”, completou.
O fórum ocorrerá no segundo semestre deste ano, com previsão para novembro e é indicado para os dirigentes das entidades médicas, CAP Nacional e CAP Estaduais, que já existem em mais de dez estados. Os palestrantes e os temas decididos pela Comissão ainda passarão pelo aval dos presidentes da Fenam, CFM e AMB e na próxima reunião, prevista para o dia 14 de março, serão divulgados.
Fonte: Fenam