A Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade do Conselho Federal de Medicina (CFM) se reuniu nesta sexta-feira (26) e discutiu questões como a regularização dos títulos acadêmicos dos médicos que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família. O coordenador do grupo, o conselheiro federal representante do Espírito Santo, Celso Murad, acredita que a obtenção do título deve ser possível por participação em programa de residência médica na especialidade; por meio de concurso após 5 anos de prática em saúde da família. Sobre o tema, será estabelecido contato com a Associação Médica Brasileira (AMB), para definição dos critérios.Os membros da Câmara Técnica discutiram também a necessidade de criação de plano de cargos e carreira para o médico da Saúde da Família; acesso por concurso público e vínculo estatutário, “no sentido de fidelizar a equipe ao projeto e à comunidade assistida, além de garantir a independência dos profissionais em face de ingerências políticas”, analisa Murad.
O grupo também definiu os temas a serem tratados no II Fórum de Medicina de Família e Comunidade do CFM e primeiro encontro das câmaras técnicas de Medicina de Família e Comunidade dos conselhos regionais de medicina (CRMs). O evento será realizado ainda neste semestre.
Além da titulação dos profissionais, serão discutidos a criação de vagas em programas de residência médica; atribuições e responsabilidades das equipes de Saúde da Família; avaliação das equipes de Medicina Rural; entre outros assuntos. As sugestões de temas devem ser encaminhadas pelas câmaras técnicas dos conselhos até o dia 23 de setembro.