Começou nesta terça-feira (23), em Florianópolis (SC), o X Congresso Brasileiro de Bioética, promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Maior evento da área no Brasil e um dos maiores do mundo, o congresso conta com quatorze conferencistas internacionais, de onze países, entre eles Diego Gracia, da Espanha; Ruth Macklin e Ten Have, dos EUA; Maria do Céu Patrão Neves, de Portugal; Miguel Kottow, do Chile; Jan Solbakk, da Noruega e Susana Vidal, do Escritório da Unesco em Montevidéu. Os maiores nomes da bioética brasileira também estarão distribuídos em várias conferências e nas mais de 20 mesas-redondas previstas sobre os mais diversos temas.
O primeiro dia de evento contou com discussões sobre “Bioética Clínica no Brasil e seus desafios atuais”, “Controvérsias e atualidades em reprodução assistida”, “Autonomia do paciente e a relação médico-paciente”, “Ética dos cuidados paliativos” e “Humanização na relação médico-paciente”.
Debateram esses temas importantes referências nas áreas como o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Diaulas Costa Ribeiro, o psiquiatra e especialista internacional Diego Gracia (Espanha), Henrique Prata (USP), José Carlos Abellán Salort (Universidade Rey Juan Carlos, Espanha), José Humberto Belmiro Chaves (CFM) e José Marques Filho (Cremesp).
Também foram ministrados diversos cursos pré-congresso sobre Bioética sob diferentes vieses como a Bioética aplicada à pesquisa em seres humanos, tomada de decisão, ensino para profissionais da área da saúde, Bioética de intervenção e Bioética de proteção, saúde pública, fundamentos filosóficos, comunicação de más notícias, problemas éticos da atenção básica à saúde e cooperação Sul-Sul.
Às 19h30 acontece a solenidade de abertura, com homenagem ao professor William Saad Hossne (presidente de honra) e premiação dos melhores trabalhos científicos e vídeos.
Saiba mais sobre o evento em: http://www.bioeticafloripa2013.com.br/