A sétima edição da Caravana do Cremepe/Simepe percorreu os 52 municípios do Sertão pernambucano, entre 22 e 26 de agosto, e constatou a precariedade de vida da população do interior do estado. Foi essa a conclusão dos caravaneiros. O balanço geral da Caravana, divulgado na segunda-feira (29/08) pelo Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos de Pernambuco, mostra essa realidade.
Cerca de 9 mil pessoas foram questionadas acerca da qualidade de vida nos municípios e a média das respostas foi 5,4 – em uma escala de zero a dez. Os 40 integrantes da Caravana encontraram hospitais, PSFs e postos de saúde precários, falta de água e coleta de lixo, estradas ruins, violência e o uso disseminado de drogas.
A falta de estrutura ficou evidente, mais uma vez. “As estradas são de péssima qualidade e nós tivemos muita dificuldade de acesso”, afirmou a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão. “Alguma equipes, inclusive, tiveram de mudar de carro devido a problemas mecânicos causados pelos buracos. Isso torna o transporte de pacientes muito difícil e sofrido”, ressaltou.
Para a diretora de Políticas Públicas do Simepe, Rafaela Pacheco, “o que chama mais atenção é a ociosidade dos serviços municipais de saúde. Faltam médicos e uma política pública que garanta uma carreira SUS e que estimule a fixação desses profissionais nos municípios mais afastados.”
“Apesar de ficar só meio expediente em cada cidade, a Caravana causa uma grande repercussão. Não temos a pretensão de mudar a realidade, mas o fato dela causar uma mobilização naquela localidade e os desdobramentos dela já faz com a Caravana cumpra seu papel”, concluiu o coordenador da iniciativa, Ricardo Paiva.
Todos os dados coletados pelos caravaneiros farão parte de um relatório, que está sendo feito e será disponibilizado aos cidadãos, bem como aos gestores públicos.
A sétima edição da Caravana percorreu todo o interior do estado e, nesse perfil, chegou ao fim. A partir de 2012, ela percorrerá comunidades carentes do Recife e coletará informações da população.
Outras informações podem ser encontradas através dos links abaixo:
HTTP://projetocaravana.cremepe.org.br (Relatórios completos das Caravanas passadas – desde 2005)
HTTP://blogdacaravana.cremepe.org.br (matérias, fotos e vídeos de todas as Caravanas)
Fonte: Cremepe