O atual modelo de remuneração do setor privado de assistência à saúde ainda é uma das principais dificuldades enfrentadas pelas Operadoras de Planos de Saúde e Prestadores de Serviços de Saúde. Como um dos reflexos deste cenário, a busca dos profissionais médicos por melhorias na prestação de serviços aos pacientes, de honorários médicos mais condizentes com a formação e a técnica profissional e a regularização dos contratos entre operadoras e médicos encontra-se comprometida. Desta forma, encontra-se em curso uma ampla mobilização das entidades médicas nacionais no dia 07 de abril – ‘Dia mundial da Saúde’ – objetivando conscientizar os milhares de profissionais médicos credenciados por operadoras de planos de saúde.
A ANAHP, instituição representativa dos hospitais de excelência no setor privado de assistência à saúde, ciente da necessidade de mudanças do modelo esgotado de remuneração e, cumprindo com a sua missão de promover a qualidade da assistência médico-hospitalar no Brasil, está altamente comprometida, juntamente com a Agência Reguladora e as demais entidades médico-hospitalares de representatividade do setor, na busca de uma alternativa para que novas formas de quantificação e valoração dos serviços privados de saúde sejam implantadas de forma justa, transparente e equânime.
Entendemos ainda, que o envolvimento da classe médica nas discussões é de fundamental importância para a saúde do setor, pois somente através do diálogo entre as partes envolvidas, será possível chegar a uma decisão justa, e que favoreça a todos. Por este motivo, a ANAHP reconhece as reivindicações da classe médica e clama por um diálogo produtivo e sereno que redunde numa melhoria da atenção médico-hospitalar de qualidade e da segurança assistencial para os milhões de brasileiros, hoje possuidores de um plano privado de saúde.
São Paulo, 31 de março de 2011.
ANAHP
Associação Nacional de Hospitais Privados