O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) realizou há 15 dias, uma vistoria no Hospital Municipal Santa Isabel e identificou que a unidade de saúde funciona de forma precária. De acordo com o chefe de fiscalização do CRM-PB, João Alberto, o Hospital tem diversos problemas, desde equipamentos quebrados e falta de material, até a inexistência de aparelhos para a realização de exames.A unidade de referência cardiológica e por esse motivo deveria ter todos os dispositivos necessários na área de cardiologia, mas faltam instrumentos básicos para realização de exames. Conforme João Alberto, o aparelho que faz o exame de ressonância magnética está quebrado e parado há mais de seis meses.
Um relatório elencando os problemas encontrados no hospital foi encaminhado à Promotoria de Saúde, para que as providencias sejam adotadas a fim de agilizar e melhorar os atendimentos dos pacientes.
O outro lado:
De acordo com a Gerência Hospitalar da Secretaria ´Municipal de Saúde (SMS), o equipamento de hemodinâmica para a realização das cirurgias cardíacas do Hospital Santa Isabel está em processo de licitação, Segundo o setor, para o funcionamento do aparelho e realização dos procedimentos, haverá uma reforma para adequar o local à instalação da máquina. A gerência acrescentou que há um convênio da Prefeitura Municipal de João Pessoa com os hospitais Monte Sinai e Dom Rodrigo para a realização das cirurgias cardíacas.
Quanto ao aparelho de ressonância magnética, o setor informou que estão abertos processos para manutenção corretiva do mesmo. Porém, a população não está desassistida, pois a realização de ressonância magnéticas é realizada em clínicas contratadas pela PMJP.
Já em relação à realização das cirurgias laparoscópicas, a contratação de empresas para realizar a esterilização das óticas utilizadas na videolaparoscopia também está em processo. Apesar disso, as cirurgias laparoscópicas tradicionais estão sendo realizadas normalmente no hospital.
Fonte: Portal ClickPB