O Departamento de Infectologia da Associação Paulista de Medicina (APM) organiza, nesta quarta-feira (30), um encontro para debater questões atuais acerca da tuberculose, que ainda se constitui um grave problema de saúde publica no Brasil.
A aula será apresentada pelo dr. Hélio Arthur Bacha, professor titular do Faculdade de Medicina São Camilo e presidente do Departamento responsável pelo evento, que abordará novas técnicas em diagnóstico e tratamento da tuberculose.
Além disso, será discutida a importância do DOTS – sigla em inglês para Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose, em que o paciente recebe a medicação necessária e tem todo o seu tratamento observado pelos serviços de saúde. A estratégia vem se mostrando capaz de aumentar a probabilidade de cura dos pacientes em função da garantia do tratamento assistido.
“A doença ainda é subestimada por grande parte da população, que não tem informação sobre sua gravidade, não realizando o tratamento conforme as orientações médicas. Devido a isso, ainda apresentamos altíssimos índices de mortalidade por tuberculose. Se não soubermos lidar com ela de forma eficaz, corremos o risco de perder uma grande batalha”, afirma dr Hélio.
O encontro é destinado especialmente a médicos infectologistas e clínicos gerais. A inscrição pode ser feita através do portal www.apm.org.br. Mais informações em (11) 3188-4281.
APM | Atualização em tuberculose
Data: 30 de março de 2011
Horário: das 20h às 22h
Local: APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo/SP
Informações e inscrições: (11) 3188-4281 | www.apm.org.br