Coordenado pelo médico infectologista Vicente Amato Neto, professor emérito de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e pelo cirurgião-pediátrico José Roberto de Souza Baratella, presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), o fórum abordará, nesta edição, uma questão importante tanto para a sociedade quanto para os profissionais da saúde: o Programa Mais Médicos.
“EM sua proposta de debater as questões atuais relacionadas à saúde no Brasil, o Fórum discutirá se a presença de mais médicos será suficiente para melhorar a saúde brasileira”, explica o Affonso Renato Meira, presidente da Academia.
Programa Mais Médicos em pauta – O Programa, desenvolvido pela presidente Dilma Rousseff em 2013, promove a vinda de médicos estrangeiros para ocupar vagas da periferia brasileira. O tema, no entanto, é alvo constante de questionamentos por diversos setores da sociedade e pela classe médica em geral.
Isso, porque, segundo Affonso, é evidente a falta de profissionais da área, em diversas regiões brasileiras. “A população, por não entender a saúde, a não ser por meio das doenças adquiridas, enxerga a ‘quantidade’ de doutores como algo fundamental; prioridade. Assim, o Mais Médicos parece suficiente para corrigir o problema da saúde no Brasil”.
Mas não é. De acordo com o presidente da Academia, a vinda destes médicos estrangeiros não resultará em melhora da saúde no país.
“O médico em si, sozinho, em lugar onde não exista infraestrutura, não vai produzir nada para a saúde como um todo”.
Fórum “Questões Relativas à Saúde no Brasil”
Data: quarta-feira, 12 de março de 2014
Horário: a partir das 14h
Local: Associação Paulista de Medicina – Auditório Verde
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, 10º andar
Informações e inscrições: www.apm.org.br ou (11) 3188-4281.
Fonte: Academia de Medicina de São Paulo