A Academia de Medicina de Brasília (Ameb) promove, como parte de sua agenda científica, uma discussão sobre a judicialização da saúde, com presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon e da representante da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Lucimar Rodrigues Coser Cannon. Participam ainda o representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), 1º vice-presidente Carlos Vital; o ex-presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), além dos acadêmicos brasilienses.
A Ameb é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública, voltada para o progresso da medicina, o aprimoramento acadêmico e da prática médica. Está voltada ainda à discussão de temas relevantes sobre saúde pública, em contribuição com as autoridades constituídas. “A iniciativa é fundamental sobretudo neste momento em que foi decretada e sancionada a lei acrescentando mudanças do condicionamento de atendimento médico-hospitalar emergencial (Lei 12.653/12)”, explica a presidente da entidade, acadêmica Janice Magalhães Lamas.
Sessão Plenária “Judicialização da Saúde”
Data: 28/08/2012
Hora: 18h30
Local: Auditório Tito Figuerôa – SindMédico, sito à SGAS 607, Edifício Metrópolis,
Cobertura 1, Brasília – DF.
Palestrantes:
1.Ministra Eliana Calmon –STJ/CNJ;
2. Lucimar Coser – Chefe da Judicialização da Secretaria de Saúde do DF.
Cada palestrante irá dispor de 30 minutos para apresentação individual, em data-show se for da conveniência, após o que o espaço será aberto aos debatedores que irão dispor de 10 minutos para apresentar suas considerações a respeito do tema.
Debatedores:
1.Carlos Vital Tavares Correia Lima – Presidente em exercício do Conselho Federal de Medicina;
2.Cid Carvalhaes – Presidente do Sindicado dos Médicos de São Paulo e ex-presidente da Federação Nacional dos Médicos;
3. Jairo Bisol – Promotor de Justiça de Defesa da Saúde do DF-PROSUS
Participação do auditório, após a apresentação dos palestrantes e debatedores:
Membros da Academia de Medicina de Brasília, médicos de várias especialidades, juristas e pessoas ligadas à imprensa.
*Com informações da Academia de Medicina de Brasília.