Quatorze Conselhos Regionais de Medicina percorrem no mês de abril cidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em todo o país para vistoriar unidades de assistência em saúde e ouvir das comunidades locais avaliações sobre a qualidade de vida nos municípios.
O projeto, intitulado Caravana Nacional da Saúde, é coordenado pela Comissão de Ações Sociais do Conselho Federal de Medicina (CFM) que esteve reunida nesta terça-feira, 17 de abril, em Brasília (DF). Os conselhos que já confirmaram suas datas para viabilizar a Caravana Nacional localmente são: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Maranhão Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rondônia, Roraima e São Paulo.
Experiência – A Caravana Nacional da Saúde é inspirada em projeto semelhante promovido em Pernambuco pelo conselho de medicina local (Cremepe). Ao longo de sete anos a instituição percorreu todos os municípios do estado para se aproximar da população e avaliar o acesso à assistência em saúde.
“Queremos implantar um programa de responsabilidade social que aproxime os médicos da sociedade”, ressaltou o tesoureiro do Cremepe e membro da Comissão de Ações Sociais do CFM, Ricardo Paiva.