
O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou nesta terça-feira (5) o 1º Fórum de Nutrologia, encontro que destaca o protagonismo médico no cuidado com a saúde. Considerado um marco histórico pela instituição, o encontro teve como tema central “Nutrologia: responsabilidade, diretrizes, segurança e atuação médica”, reúne especialistas, autoridades e profissionais da saúde de todo o país.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, destacou a importância da valorização de todas as 54 especialidades médicas reconhecidas no país. “Nossa gestão criou câmaras técnicas para cada uma delas. A Nutrologia agora tem luz própria nesta Casa”, afirmou.

Segundo o presidente, o Fórum representa “mais um passo que nos prepara para a medicina do futuro”, ao tratar de temas fundamentais para a atuação médica com qualidade e segurança. Gallo também fez questão de reafirmar que o protagonismo da medicina continuará sendo humano: “Definitivamente, o futuro da medicina não está nas mãos de máquinas, algoritmos ou drogas e terapias de última geração. Esse futuro repousa nas mãos de médicos e médicas éticos, preparados e comprometidos com o bem do paciente. Com sabedoria, determinação e coragem, vamos alcançar esse objetivo”.

A iniciativa é coordenada pelo conselheiro federal Jeancarlo Fernandes Cavalcante, também 3º vice-presidente do CFM e responsável pela recém-criada Câmara Técnica de Nutrologia. “Esse é um sonho que se torna realidade. Lutamos mais de uma década para chegar até aqui. E hoje estamos diante da beleza de um grande evento que vai impactar a medicina brasileira”, celebrou Jeancarlo.

O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Durval Ribas, fez um discurso marcado pela memória e pelo reconhecimento. Ele lembrou o longo percurso da especialidade até ser consolidada dentro do CFM: “Hoje, estamos aqui, na casa do médico brasileiro, homenageando todos que sonharam com esse momento. Esse é um dia histórico.”
Ao longo do dia, o Fórum promoverá debates com especialistas sobre diretrizes clínicas, critérios de atuação e segurança no exercício da Nutrologia. A expectativa é de que o evento se consolide como um espaço permanente para reflexões e avanços na área.
Com esse passo, o CFM reafirma seu compromisso com a excelência na prática médica e com o fortalecimento de especialidades que cuidam não apenas de doenças, mas da saúde em sua totalidade.