Rede dos Conselhos de Medicina
#Linha de Frente traz seis novos podcasts voltados aos médicos que atuam contra a Covid-19 Imprimir E-mail
Seg, 13 de Julho de 2020 15:11

Seis novos podcasts foram publicados no hotsite #Linha de Frente, criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com conteúdo focado em temas relacionados à pandemia de Covid-19. No rol de materiais disponibilizados para os médicos, os especialistas convidados abordaram temas como critérios para admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes acometidos pela doença e leitura de exames laboratoriais. Também foram abordados temas como declaração de óbito e certificação digital, dentre outros.

Confira em linhadefrente.cfm.org.br

Linha de Frente é a página eletrônica do CFM que disponibiliza documentos, boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e áudios com informações de especialistas sobre Covid-19. No hotsite linhadefrente.cfm.org.br, o público poderá ter acesso a uma série de considerações e recomendações relacionadas ao combate à doença.

Critérios - Dentre os podcasts recentemente disponibilizados um dos que se destacam é o que trata sobre os critérios de funcionamento das UTIs,  abordado pelo professor Antonio Falcão, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é responsável pela disciplina de Fisiologia e Metabologia Cirúrgica.

Já Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), abordou a interpretação dos principais testes laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19, tanto aqueles que identificam diretamente o RNA viral como aqueles que identificam a presença dos anticorpos. 

Óbito - O preenchimento da declaração de óbito em tempos de Covid-19 foi tema de exposição de Ivan Miziara, presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas e professor do Departamento de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da USP. Por sua vez, o conselheiro Hideraldo Cabeça, 1º secretário do CFM e coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital Ophir Loyola (HOL), abordou questões relacionadas à prescrição eletrônica e à certificação digital.

Os médicos também tiveram acesso a podcast disponibilizado pelo CFM no qual foram apresentadas orientações jurídicas para o atendimento durante a pandemia. Esse tema foi exposto pelo advogado José Alejandro Bullon, coordenador Jurídico do CFM. Na sua fala, também fez menções a aspectos, como o uso da telemedicina, os relatos de falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), e o afastamento de médicos com sintomas e de grupo de risco.

Finalmente, Viviane Peterle, secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e professora de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, apresentou em áudio uma análise da situação da residência médica no País durante o surto da doença causada pelo novo coronavírus.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner