Em reunião plenária do Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta quinta-feira (10), o novo coordenador da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) da Autarquia, Antonio Meira, apresentou um plano de trabalho para a Gestão 2024-2029. Esse grupo, que dará suporte às incursões do CFM no Congresso Nacional em defesa dos interesses da saúde pública, da medicina e dos pacientes, será formado por nove conselheiros e deverá ter forte atuação.
São integrantes da CAP os seguintes conselheiros: Antonio Meira (coordenador), Marcelo Lemos, Alceu Pimentel, Diogo Sampaio, Estevam Rivello, Francisco Cardoso, Raphael Câmara, Rosylane Rocha e Yáscara Pinheiro.
De acordo com a proposta de trabalho da CAP, a prioridade é ampliar o diálogo e a articulação com os integrantes do Governo Federal, Congresso Nacional, Poder Judiciário e Ministério Público. Hoje, apenas na Câmara dos Deputados, onde há 30 comissões permanentes, e no Senado Federal, onde há 22 colegiados do tipo, tramitam 421 propostas legislativas que tratam de temas relacionados à medicina e à saúde.
Pelo plano, haverá reuniões com parlamentares em todo início e fim de semestre para apresentar resultados e ações desenvolvidas, definir e ajustar a atuação conforme os interesses legislativos e ampliar o engajamento nas pautas da classe médica. Também estão previstos encontros periódicos com os núcleos políticos de outras entidades médicas nacionais e frentes parlamentares voltadas ao tema para planejamento de ações conjuntas.
A proposta de trabalho também inclui maior utilização de e-mail e WhatsApp a fim de implantar estratégias de comunicação direta com médicos para mobilizá-los em torno das pautas defendidas pela CAP, usando plataformas de fácil acesso e rápida disseminação. Segundo o coordenador, entre os desafios figura esclarecer que as ações do CFM defendem a sociedade brasileira.
“Temos muito trabalho a fazer. É preciso que o CFM forneça embasamento robusto, com pesquisas bibliográficas e dados científicos que fundamentem a nossa posição junto aos parlamentares em todos os projetos que tramitam. A CAP será sempre um ponto de apoio aos deputados, senadores e suas equipes, subsidiando-os com informações pertinentes aos temas em discussão”, ressaltou Meira.
O presidente do CFM, José Hiran Gallo, reforçou que a Autarquia irá intensificar sua atuação junto a todos os representantes do poder público, em benefício dos brasileiros. “Hoje tivemos uma plenária de grande importância para o Sistema Conselhal. A Comissão de Assuntos Políticos é fundamental. Aqui, nós não construímos muros, mas sim pontes para o futuro. E isso, com certeza, permanecerá”, afirmou.