O processo de integração dos Conselhos Federal e Regional de Medicina obteve uma importante vitória nesta semana. O plenário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) decidiu adotar o design do novo logotipo proposto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a todos os Conselhos Regionais.
Com linhas mais suaves e modernas, a nova identidade visual, já em vigor no site e nos outros veículos de comunicação do CFM, foi definida após um criterioso processo de desenvolvimento da marca e está sendo adotada gradualmente pelos Conselhos Regionais de Medicina de todo o país.
Para o presidente do Cremesp, Luiz Alberto Baccheschi, “a nova identidade visual é um passo importante para a integração entre o CFM e os Conselhos Regionais. Além de proporcionar maior visibilidade institucional, é uma demonstração de que, embora os conselhos tenham autonomia de gestão e peculiaridades locais, compõem o mesmo projeto coletivo de valorização do médico, de promoção da ética e de defesa da saúde da população”. Segundo o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Ávila, o novo signo “representa muito mais que a adoção de um desenho. O logotipo traz uma história rica, de compromisso com as boas práticas da classe médica, base para a melhoria constante da saúde e do bem-estar da nossa sociedade.”.
A logomarca carrega em seus traços a proposta de inovação promovida pelo CFM, que visa maior interação da entidade com os médicos, pacientes e a sociedade em geral. O 1º secretário do CFM, Desiré Carlos Callegari (representante de São Paulo no plenário federal), comemorou a decisão paulista.
Para ele, esse alinhamento em termos de identidade e discurso contribuirá para o fortalecimento da rede conselhal junto aos profissionais que representa e à sociedade. “A integração dos Conselhos de Medicina tem alcançado importantes vitórias em várias frentes. A adoção de uma mesma simbologia se torna ferramenta para fortalecer nossa luta em prol da valorização do médico e da melhora da assistência em saúde”, concluiu.
Simbologia – A logomarca do CFM e proposta aos Conselhos Regionais de Medicina incorpora elementos gráficos que dão forma a uma esfera composta pela superposição de outras figuras geométricas, sendo que no centro se encontram o caduceu e a serpente, símbolos da Medicina.
Representação de valores assumidos cotidianamente por esse campo de prática e conhecimento, essa logomarca é o melhor modo de traduzir as diferentes dimensões do relacionamento da Medicina, por meio de seus profissionais, com o paciente, a sociedade, a corporação e ela própria, criando elos que se renovam e se fortalecem com o tempo.
Ao final, a figura que se forma atesta, sobretudo, o envolvimento do CFM e dos CRMs com cada uma dessas dimensões, já que o desenvolver, o cuidar, o orientar e o proteger exigem a ação continua dessas instituições.
Fonte: Cremesp