O Conselho Federal de Medicina (CFM) segue avançando na modernização da gestão de pessoas dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) em todo o país. A partir desta segunda-feira (11), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) passa a integrar o sistema digital de Recursos Humanos (RH), desenvolvido pela empresa Benner e adotado pelo sistema conselhal para padronizar e agilizar processos internos. Com essa implementação, 25 estados e o Distrito Federal já aderiram à ferramenta, fortalecendo a eficiência e a transparência na gestão dos Conselhos.
O secretário-geral do CFM, conselheiro federal Alexandre de Menezes Rodrigues, destacou os avanços promovidos com a iniciativa: “Com essa modernização, o CFM reafirma seu compromisso de oferecer aos CRMs soluções que tornam sua gestão mais eficiente e transparente. A padronização do sistema de RH fortalece o controle dos processos, reduz burocracias e facilita auditorias, sendo uma prática bem vista pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, os médicos e a população são beneficiados, pois um sistema mais organizado e ágil reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados”.
A digitalização do sistema de RH permite maior integração entre o CFM e os CRMs, otimizando a administração de pessoal, a folha de pagamento, o controle de benefícios e outros processos internos. A padronização possibilita ganhos operacionais significativos, reduzindo custos e tempo de processamento de informações, além de garantir maior segurança nos dados e conformidade com as normas de governança pública.
MELHORES PRÁTICAS – A adesão ao sistema Benner para a gestão de RH é mais um passo dentro de uma estratégia maior de modernização, digitalização e padronização do sistema conselhal. O amplo uso das ferramentas SEI, PAE e SIEM e da Plataforma de Fiscalização são outros exemplos já implementados.
A iniciativa também favorece a adoção de boas práticas administrativas e fortalece o alinhamento entre os Conselhos de Medicina em todo o Brasil. Com a expansão do sistema, o CFM reforça seu papel na modernização da estrutura administrativa dos CRMs, garantindo mais eficiência, transparência e segurança na gestão dos recursos humanos.