
O Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu, na manhã desta sexta-feira (15), o V Fórum Virtual de Pediatria, que tem como tema central “A prática pediátrica e o futuro”. O evento, transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal do CFM no YouTube, reúne especialistas de todo o país para discutir desde o cuidado com a criança, que poderá chegar aos 100 anos, até os desafios da formação médica e da saúde mental dos profissionais da área.
ASSISTA AO VIVO!
https://www.youtube.com/live/gX3iGj0bknc?si=VgQBRb5wuI–h_2v
Na mesa de abertura, o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, ressaltou a importância estratégica da pediatria para a construção de um futuro saudável e sustentável no Brasil. Ele destacou que, diante de um cenário que combina dificuldades estruturais, baixa cobertura vacinal, falta de pediatras na atenção primária e crescente violência contra profissionais, é urgente valorizar a especialidade e criar políticas que garantam o cuidado integral à infância e adolescência.

“O futuro da medicina repousa nas mãos dos médicos. Nesse futuro, o Brasil contará com sabedoria, determinação e coragem. É preciso unir tecnologia e ciência à prática médica, sem jamais abrir mão da dimensão humana. As crianças e adolescentes de hoje são o amanhã do nosso país, e seu crescimento precisa ser livre de qualquer forma de violência”, afirmou Gallo.
O presidente também lembrou do levantamento do CFM que aponta que pelo menos três boletins de ocorrência por agressão a médicos são registrados diariamente no país. Ele defendeu maior segurança para os profissionais e medidas para fortalecer a presença do pediatra na atenção primária.
O coordenador da Câmara Técnica de Pediatria do CFM, Eduardo Jorge da Fonsêca Lima, que também coordena este evento, destacou que a ausência desses especialistas na atenção básica traz graves consequências para a saúde infantil. “Nossa presença não é um luxo, é uma necessidade estratégica”, afirmou, lembrando que a valorização da especialidade é essencial para garantir diagnósticos precoces, prevenção eficaz e acompanhamento contínuo.
Já o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Edson Ferreira Liberal, reforçou a importância de atuação conjunta das entidades em pautas comuns, como o fortalecimento das imunizações e a reinclusão do pediatra na atenção primária. No decorrer do dia, ele ministrará uma conferência sobre a “Política de saúde da criança e do adolescente: as famílias em pauta”.
A programação do Fórum segue ao longo do dia, com debates sobre envelhecimento saudável, saúde mental de crianças e profissionais, formação médica e desafios futuros da especialidade.