Dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir e alteração na voz podem ser sintomas de problemas mais sérios. Para incentivar a população a investigar as causas desses problemas, várias sociedades médicas estão realizando até o dia 31 de julho um mutirão contínuo de exames.
Nesse período, estão sendo oferecidos exames gratuitos na boca e garganta. Os exames, que podem ser agendadas até o dia 31 de julho no site www.bocaegarganta.com.br, fazem parte da Campanha da Voz & Julho Verde, promovidas pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em conjunto com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
Assista aqui vídeo com os atores Marco Nanini e Thaís Araújo explicando a campanha.
Segundo o Inca, em 2022 foram registrados no Brasil 25.476 casos de cânceres na região da boca, laringe e pescoço, que resultaram em 14 mil mortes. Este tipo de enfermidade acomete predominantemente homens acima de 40 anos, daí porque a campanha deste ano está focada neste público específico, especialmente nos fumantes.
O objetivo da Campanha da Voz & Julho Verde é que até o dia 31 de julho sejam realizados cerca de 60 mil exames de boca, faringe e laringe. O agendamento é feito pelo site da campanha, que encaminha os pacientes para serviços públicos, ou para clínicas voluntárias.