Com o tema Oncologia no espaço lusófono, acontece nos dias 4 e 5 de maio, em São Tomé e Príncipe (STP), a décima primeira edição do Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP). O evento será realizado no Centro de Congressos do Hotel Pestana São Tomé, localizado na capital são-tomense.
O encontro será presencial e é aberto para todos os profissionais de saúde. Não há taxa de inscrição, mas os custos de participação serão de responsabilidade de cada interessado. Para se inscrever no XI Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, acesse a plataforma de inscrições no evento.
A abertura do Congresso será realizada na tarde do dia 4 de maio. Após a cerimônia, o presidente da CMLP, Jeancarlo Cavalcante, apresentará a primeira conferência, que discutirá os dilemas éticos da oncologia. Dando sequência, será apresentado o perfil de saúde e o sistema existente em São Tomé e Príncipe, em conferência ministrada pelo ministro da Saúde do país africano, Célsio Junqueira.
Programação – O primeiro dia do Congresso contará com duas mesas de debates sobre o tema do encontro. A primeira delas analisará a situação atual da oncologia no espaço lusófono, desafios e perspectivas da especialidade na região, conduzida pela diretora dos cuidados de saúde de STP, Feliciana Sousa Pontes. A discussão abordará pontos como o panorama da doença oncológica no adulto em STP e os desafios do tratamento oncológico sistêmico em Angola, com participação de representantes desse país e também de Moçambique e Cabo Verde. Ainda na primeira tarde do congresso, será realizada uma segunda mesa, com o tema Caminhos da Oncologia e multidisciplinaridade, presidida pelo bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique, Gilberto Manhiça.
O segundo dia do encontro será reservado para discussões sobre o investimento de recursos na especialidade, em mesa conduzida pelo presidente da Associação Médica de Moçambique, Milton Tatia; e também sobre a elaboração de um Plano Nacional de Oncologia, em mesa de discussões presidida pelo bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, Danielson Veiga.
O evento contará ainda com uma celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio; a entrega do Prêmio Literário da CMLP e apresentações sobre as ameaças em saúde pública, com foco na vigilância e resposta ao surto de marburg, vírus considerado um dos mais perigosos do mundo. Acesse AQUI a programação completa do encontro.
SERVIÇO:
XI Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa
Data: 4 e 5 de maio de 2023
Local: Hotel Pestana São Tomé – São Tomé e Príncipe
Inscrições: CLIQUE AQUI