
Hideraldo: em 2020, campanha destaca o papel do médico na assistência
No ano em que um vírus atravessou o mundo deixando um rastro de doentes e mortos, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM/CRMs) lançam campanha nacional para valorizar e reconhecer a importância do trabalho dos médicos, em especial na linha de frente de combate à Covid-19. Esse é o mote da ação prevista pela autarquia para marcar as comemorações de 18 de outubro, o Dia do Médico.
“Dos momentos mais felizes aos mais difíceis. Essenciais ontem, hoje e sempre”. Essa é mensagem que os conselhos de medicina escolheram para lembrar aos profissionais e à população o espaço que o médico ocupa na sociedade.
“Comemoramos essa data com uma justa homenagem à nossa classe profissional, que tem compromissos vocacionais com a dignidade humana, com a saúde e com a vida, mas que também precisa ser entendida como uma categoria de trabalhadores que deve ser reconhecida pelo seu preparo, responsabilidade e dedicação”, enfatiza o presidente do CFM, Mauro Ribeiro.
Atividades – De Norte a Sul do Brasil, o Dia do Médico será celebrado com inúmeras atividades que destacam a importância da pro ssão. Um capítulo à parte será o reconhecimento público aos homens e mulheres que partiram em decorrência de complicações geradas pela infecção pelo novo coronavírus.
“A pandemia de Covid-19 mostrou a importância dos médicos para a assistência à saúde dos brasileiros, bem como o engajamento desses profissionais no cotidiano de consultórios e hospitais. Isso se reflete num alto grau de reconhecimento por parte da população, que também entende que esse grupo carece de melhores condições de trabalho e de remuneração adequada. Infelizmente, muitos colegas nos deixaram em meio à guerra contra essa doença e são exemplos do amor à vida e à saúde que a categoria carrega em seu DNA”, pontua Ribeiro.
Campanha – Ao longo de outubro e novembro, o CFM e os CRMs promoverão ações de marketing e publicidade com foco em canais digitais (sites e redes sociais). Nas peças, serão reproduzidas mensagens que reforçam a importância dos médicos para o País e a necessidade de reconhecer, homenagear e valorizar o espaço que ocupam na vida em sociedade.
“Diante da relevância do trabalho do médico, do engajamento dos profissionais e das implicações dessa atuação, a campanha do dia 18 de outubro busca reconhecer, valorizar e agradecer o empenho da categoria que, juntamente com outros profissionais da saúde, tem atuado para cuidar de milhões de brasileiros. Não podemos ignorar essa participação na guerra à Covid-19”, pontua Hideraldo Cabeça, 1º secretário e diretor de comunicação do CFM.
Contudo, Hideraldo Cabeça lembra que o empenho dos médicos não surgiu apenas no esforço contra a pandemia: esse envolvimento é histórico. Segundo ele, a classe médica foi e é personagem ativo em lutas contra doenças como a febre amarela, a dengue e a paralisia infantil.
Da mesma forma, os médicos também ajudaram na implementação do Sistema Único de Saúde e têm sido fundamentais na prevenção e combate a males contemporâneos, como doenças cardiovasculares, câncer e outros traumas causados por acidentes e violência.