Na manhã desta sexta-feira (15), a primeira conferência do V Fórum Virtual de Pediatria do CFM abordou o tema “A importância da puericultura para a criança que vai viver até 100 anos”, amplamente discutido por Samir Buainain Kassar, membro da câmara técnica de pediatria do Conselho Federal de Medicina. “A Academia Americana de Pediatria recomenda que o paciente passe por trinta e duas consultas de puericultura até completar 21 anos. Isso mostra uma preocupação crescente com o desenvolvimento saudável da população”, afirma Kassar.

A puericultura – área da medicina que promove o cuidado com o paciente desde a infância até a adolescência – tem ganhado espaço à medida que doenças infecciosas e nutricionais foram controladas e a pediatria avança em cuidados preventivos e promoção de uma longevidade saudável. “Nosso papel será de mentor de saúde; é claro que continuaremos trabalhando para erradicar doenças que podem ser evitadas com profilaxia básica e vacinas, mas é preciso pensar além. O pediatra não deve apenas contribuir para a redução da mortalidade infantil, mas para que o paciente tenha uma vida saudável até a terceira idade”, complementa.
Áreas de atenção – o conferencista apresentou pesquisas que demonstram que epigenética materna e paterna influenciam na saúde do feto mesmo antes da concepção: fatores como abuso de álcool e drogas, exposição a poluentes, dieta inadequada e idade avançada podem produzir alterações transmissíveis às gerações futuras. Entretanto, a intervenção pediátrica nos primeiros mil dias de vida da criança pode minimizar tais efeitos.
Cuidado global – de acordo com o pediatra Samir Kassar, a consulta de puericultura deve começar desde o pré-natal, com o acompanhamento da gestante e orientação quanto a imunizações fundamentais, nutrição e hábitos diários. “Após o nascimento, a mãe precisa ser acompanhada para que saiba amamentar, alimentar, avaliar desenvolvimento motor do filho e consiga estabelecer vínculos afetivos e sociais de qualidade. É esse conjunto que garantirá que as crianças de hoje sejam adultos saudáveis e centenários”, finaliza Kassar.
Assista abaixo às discussões realizadas no encontro pela manhã.