“Está difícil absorver a partida do meu amigo, com quem tiver a honra de conviver no Conselho Federal de Medicina e de aprender tanto”, lamentou o presidente do CFM, José Hiran Gallo, após tomar conhecimento do falecimento de Carlos Tavares Corrêa Lima, ex-presidente da Autarquia, ocorrida na manhã desta sexta-feira (2), em Recife (PE). Esse comentário fez parte de mensagem enviada por Gallo à família de Vital.
No texto endereçado à esposa de Carlos Vital, Dona Inês, e aos filhos Clélio e Manuela, Gallo afirma que sempre lembrará dos momentos de alegria e de superação dos inúmeros combates, nos quais o ex-presidente “foi um líder irreparável, sempre preocupado com o bem-estar da população e com a valorização dos nossos médicos. Minha admiração será eterna”.
Em suas redes sociais, Gallo afirmou ainda que o colega será sempre lembrado pelo amor e dedicação à família, “mas também pelo seu exemplo e sua brilhante carreira na medicina”. Segundo ele, “cada lembrança com Carlos é repleta de alegria e gratidão. Aprendi tanto com ele, sempre presente em minha jornada, com sabedoria e amizade”.
Cremepe – Gallo também mandou mensagens para o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), presidido por Carlos Vital de 2005 a 2008. “Em nome dos 560 mil médicos brasileiros, venho, pessoalmente, lamentar a irreparável perda do nosso amigo. Erudito, discreto e elegante no vestir e no trato com as pessoas, ele sempre será lembrado pela forma segura como liderou os médicos em diferentes trincheiras, sempre ressaltando que a vida e a saúde eram bens inalienáveis”, afirmou.
Em outra parte da carta, Gallo afirma que o falecimento de Carlos Vital é uma grande perda para a medicina brasileira, “deixando uma lacuna nas discussões sobre ética, respeito e justiça”. “Manifesto condolências e solidariedade em meu nome e de minha família ao plenário do Cremepe, que assistiu o nascimento de Carlos Vital como referência para o movimento médico”, disse.
Conselheiro federal por Pernambuco entre 2009 a 2019, Carlos Vital presidiu a entidade de 2014 a 2019 e foi relator de resoluções importantes, como a que regulamentou o testamento vital, além de ter coordenado a Revisão do Código de Ética Médica.
Carlos Vital era membro da Academia Pernambucana de Medicina, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Bioética (Regional Pernambuco) e da Sociedade Brasileira de Direito Médico. Em março deste ano, o CFM fez uma homenagem a Carlos Vital, em solenidade realizada em Recife. Também editou um vídeo, com falas de várias pessoas que conviveram com ele.
Assista o documentário em homenagem a Carlos Vital.