A 16ª edição da Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, um evento que promete ser um marco na discussão e troca de conhecimentos na área, acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF), com a participação de renomados profissionais e acadêmicos que terão a oportunidade de realizar apresentações orais de seus trabalhos científicos e acadêmicos.
“Os variados temas abordados pelos trabalhos científicos inscritos permitem uma rica troca de conhecimentos e experiências, fomentando discussões que podem influenciar diretamente as práticas e políticas de saúde globalmente. A diversidade dos participantes e a amplitude das temáticas garantem que a conferência será um espaço de aprendizado e inovação, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo para todos os envolvidos”, pontua o professor Rui Nunes, presidente da Cátedra Internacional em Bioética e da 16ª Conferência.
Trabalhos científicos – A Comissão Organizadora selecionou 298 trabalhos científicos para participar das sessões, que aconteceram sempre à tarde, nos três dias, garantindo uma plataforma rica para debates e intercâmbio de ideias. Eles foram divididos em temáticas específicas, facilitando uma organização coerente e fluida.
CLIQUE AQUI E ACESSE A RELAÇÃO DOS TRABALHOS E SEUS AUTORES.
As apresentações serão realizadas em inglês, assegurando comunicação eficaz e inclusiva entre os participantes internacionais. No escopo das sessões, há uma vasta gama de tópicos, refletindo a diversidade e a profundidade das questões éticas na saúde.
No primeiro dia, serão apresentados mais de 50 trabalhos com temas que incluem: Educação em Bioética, Consentimento Informado, Ética dos Cuidados Paliativos, Ética em Saúde, Ética da Saúde Pública, Autonomia, Genética: Aspectos Éticos, Ética da Reprodução, Ética do Fim da Vida e Direito e Ética.
Participantes e diversidade – Os autores dos trabalhos vêm de diferentes partes do mundo, com predominância de pesquisadores de Portugal, EUA, Brasil, Argentina e Japão. Entre os participantes, destacam-se profissionais da saúde e advogados, refletindo a interdisciplinaridade que é característica essencial das discussões sobre ética, bioética e legislação em saúde.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, a 16ª Conferência Mundial de Bioética representa uma oportunidade única para explorar as complexidades éticas que envolvem a saúde, proporcionando um fórum de discussão vital para o avanço da bioética em nível internacional.
Conferência mundial – O maior encontro internacional sobre bioética e direito da saúde acontecerá na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26 de julho). Essa é a primeira vez que a atividade acontece no continente americano.
O encontro terá a participação de 500 inscritos, entre eles, médicos, advogados, psicólogos, professores, investigadores e juízes, do Brasil e de Portugal, Alemanha, Argentina, Austrália, Bangladesh, Bulgária, Chile, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Estados Unidos, Índia, Irlanda, Itália, Reino Unido, Filipinas, Bélgica, Colômbia, Bósnia e Herzegovina, Japão, Israel, Espanha e Roménia. Entre os palestrantes, 90 são brasileiros e outros 121 vindos do exterior.
Para saber mais sobre o evento, acesse www.bioethicsbrasilia2024.com.