Uma comitiva da Ordem dos Médicos de Portugal esteve no Conselho Federal de Medicina (CFM), em sua sede em Brasília (DF), para parabenizar o Plenário e seus diretores pelo início da Gestão 2024-2029. A audiência com o presidente do CFM, José Hiran Gallo, aconteceu a pedido dos portugueses. Os representantes dos médicos portugueses acompanharam a solenidade de posse no CFM, realizada no dia 1º de outubro. No grupo, estavam o bastonário Carlos Cortes e as professoras Patrícia Pacheco e Manuela Saraiva.
Na visita ao CFM, a pauta teve em vista a aproximação das entidades para desenvolvimento de ações que busquem avanços para a saúde e a medicina dos dois países. “É sempre um prazer receber meus colegas de Portugal. Essa colaboração pode facilitar a troca de conhecimentos e experiências sobre práticas médicas inovadoras, políticas de saúde eficazes e avanços tecnológicos”, afirma o presidente Gallo.
Por sua vez, o bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, Carlos Cortes, declarou: “Venho parabenizar o CFM pela posse, desejar uma gestão profícua e renovar a ligação da Ordem dos Médicos Portugal com o Conselho Federal de Medicina, com os nossos irmãos brasileiros. Minha proposta é desenhar um projeto em conjunto, algo objetivo, com benefícios práticos”.
O próximo passo da cooperação será a formalização das intenções em um termo. A parceria entre essas duas instituições pode ser um catalisador para a evolução da medicina, garantindo que tanto Brasil quanto Portugal estejam na vanguarda das inovações médicas, avaliam os dirigentes.