O Colégio Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza neste mês de novembro a Campanha 24 horas pelo diabetes, que visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces dessa doença, bem como da adoção de medidas de prevenção. O Conselho Federal de Medicina apoia a iniciativa, que terá seu ponto alto no dia 21 de novembro. Saiba mais sobre a campanha aqui.
O diabetes é uma doença silenciosa que afeta a saúde ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética, que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. As pessoas que sofrem com este quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm este diagnóstico.
Desde 2020, o CBO promove uma série de ações no escopo da Campanha 24 Horas pelo diabetes, como a iluminação de prédios públicos na cor azul durante o mês de novembro e uma grande ação online de mobilização multidisciplinar, que reunirá sociedades de especialidades, entidades de saúde e profissionais de diversas áreas. A programação também contará com reportagens, entrevistas, aulas e participações especiais, além de teleorientação com vários especialistas.