CRM Virtual

Conselho Federal de Medicina

Acesse agora

O novo Manual da Publicidade Médica foi apresentado no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2024 pelo relator da Resolução CFM nº 2.336/23, conselheiro Emmanuel Fortes. “Este foi um trabalho feito por mais de 40 mãos, com a participação intensa dos membros da Comissão de Divulgação do Assuntos Médicos (Codame) e de servidores do CFM. Trabalhamos arduamente, com várias reuniões, trocas de mensagens, idas e vindas. O resultado é uma Resolução comentada e um Manual com muitos exemplos” adiantou Fortes.

Emmanuel Fortes destacou que a publicação do antes e  depois deve ter caráter educativo, segundo a resolução

Acesse aqui o Manual de Publicidade Médica.

O presidente do CFM, José Hiran Gallo, elogiou o trabalho realizado pelo relator da norma e pelos membros da Codame. “Foi um trabalho incansável, que valeu a pena. A Resolução CFM nº 2.336/23 quebrou paradigmas e será muito importante para os médicos brasileiros”, elogiou. A norma, que passou a permitir a divulgação do “antes e depois” foi publicada em setembro do ano passado e vai entrar em vigor na próxima segunda-feira, 11 de março. Além do Manual, o CFM vai disponibilizar um site, que vai trazer, entre outros pontos, perguntas e respostas sobre o que está

Antes e depois – Em sua fala, o conselheiro Emmanuel Fortes enfatizou que o sensacionalismo e a autopromoção continuarão sendo proibidos e argumentou que a publicação do “antes e  depois”, deve ter caráter educativo. “Estabelecemos quatro etapas que estão bem explicitadas no Manual e devem ser seguidas pelos médicos. Quem descumpri-las deverá responder às Codames regionais”.

A aprovação  da Resolução, em julho de 2023, foi precedida de três anos de muita discussão na Codame e de debates nos Conselhos Regionais de Medicina do Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina, dos quais participaram médicos, publicitários, jornalistas, advogados, administradores e contabilistas. Além disso, a Plenária que aprovou a Resolução CFM nº 2.336/23 realizou um debate de mais de onze horas.

“Depois de muito refletir, concluímos que a medicina deveria ter uma relação honesta com o mercado e que o médico pode ter uma publicidade voltada para a educação da sociedade e outra para a formação, manutenção ou ampliação da clientela. Não há conflito”, contou Emmanuel Fortes. Ele afirmou, no entanto, que novas mudanças poderão ocorrer na publicidade médica. “Nada é perfeito. A caminhada é que vai nos mostrar que rumos seguir”, disse.

Notícias Relacionadas

Com Carta de Brasília, autarquias defendem ações pelo futuro da profissão e da assistência em saúde

08 mar 2024

CFM moderniza resolução da publicidade médica

12 set 2023
Discover Chronic Ink, who has partnered with Artists from Brazil to showcase amazing talents. namoro no brasil Fortune Tiger Fortune Tiger Plinko Os melhores cassinos online em melhoresportugalcasinos.com! Bonus exclusivos e avaliacoes e analises de especialistas sobre os novos e melhores cassinos online no Brasil e em Portugal! Кракен сайт
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.