Os novos critérios para a Reprodução Assistida no Brasil, definidos pela Resolução CFM nº 2.320/22, são o destaque de capa da edição 330 do jornal Medicina. As normas éticas que regulamentam a utilização das técnicas foram atualizadas pelo Conselho e preveem entre as mudanças a revisão do número de embriões gerados em laboratório, a maioridade necessária para doação de gametas e alternativas à relação com cedentes temporárias de útero.
ACESSE AQUI A EDIÇÃO COMPLETA.
A publicação traz também informações sobre os candidatos médicos na disputa eleitoral e ainda detalhes sobre o próximo pleito dos Conselhos de Medicina (CRMs). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições gerais deste ano, o número de profissionais da medicina que concorreram a um cargo eletivo foi maior neste pleito em comparação ao anterior, em 2018.
Para 2023, os CRMs também terão eleições para escolha dos representantes dos médicos nas autarquias. A partir do próximo ano, eles poderão eleger os novos conselheiros de forma on-line e a votação eletrônica poderá ser realizada tanto nos Conselhos como em qualquer local onde ele esteja nos dias 14 e 15 de agosto do ano que vem. Basta que utilize um dispositivo eletrônico com acesso à internet.
Integração – Além de todos esses assuntos, a edição 330 do jornal Medicina destaca ainda o trabalho de aproximação do CFM com os 27 CRMs. A publicação traz informações sobre os projetos desenvolvidos para integrar as autarquias, meta da atual gestão do Conselho Federal de Medicina.
O esforço realizado é o assunto da Palavra do Presidente. No artigo O sistema CFM/CRMs, José Hiran Gallo ressalta as ações realizadas: “em visitas aos estados, os diretores do CFM ouvem anseios in loco e apresentam projetos e propostas que almejam solucionar problemas. Desse modo, uma rede integrada está sendo erguida, possibilitando que novas conquistas sejam alcançadas”, aposta o presidente.