
Iniciativa do CFM que considera o valor da espiritualidade para melhoria das condições de saúde foi comemorada pelos integrantes da comissão
O conceito de espiritualidade e as evidências científicas foram discutidos na primeira reunião da Comissão de Saúde e Espiritualidade do CFM. Em formato híbrido, encontro tratou ainda da programação do I Webinar da Comissão, previsto para junho, com o tema “O Panorama das Evidências Científicas e Prática Clínica”.
Os membros do grupo comemoraram a iniciativa do Conselho de criação da Comissão, integrada por representantes de diversas entidades, entre elas a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); Federação Espírita Brasileira (FEB) e universidades, além de conselheiros e outras lideranças médicas ligadas ao tema. Nessa primeira reunião, os membros apresentaram estudos das entidades sobre os benefícios proporcionados pela prática da religiosidade, com o aumento da expectativa de vida, proporcionado por fatores como a redução do número de casos de AVC; infarto agudo do miocárdio, depressão e suicídio.
Enfrentamento positivo – Foram apontados ainda os benefícios de ações positivas de enfrentamento às situações adversas cotidianas e outras condutas que contribuem para melhoria da qualidade de vida e bem-estar, como a prática do perdão, gratidão e resiliência.
As discussões do encontro serão aprofundadas na próxima reunião do grupo, prevista para agosto. Nela, os membros avaliarão os resultados do seminário on-line realizado em junho e deverão ainda discutir os pontos a serem tratados no 1º Fórum de Saúde e Espiritualidade do CFM. A expectativa é de que o evento seja realizado em setembro, na sede do CFM.