
Sessão solene: deputados federais vão ao Plenário para homenagear médicos e médicas brasileiros
A Câmara dos Deputados promoveu, no dia 18 de outubro, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Médico. Durante a cerimônia, vários parlamentares se pronunciaram exaltando a relevância dos profissionais da área, reconhecendo seu papel diário ao salvar vidas e promover a saúde da população brasileira. Líderes médicos de diversas regiões do País estiveram presentes no Plenário da Casa, em Brasília (DF).
O 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Jeancarlo Cavalcante, falou em nome da autarquia durante a solenidade. O diretor declarou ser uma honra “estar na Casa do Povo, ao lado dos representantes legitimamente eleitos, para tratar de uma data tão importante para o País”. Em seu discurso, ele reafirmou a luta do CFM contra a abertura indiscriminada de escolas médicas promovida pelo Governo Federal e contra a presença de formados em medicina no exterior sem a revalidação do diploma no Brasil, para atender a população mais vulnerável.
“Em defesa da qualidade do atendimento, não abrimos mão dos nossos princípios, porque o mau resultado em medicina pode significar a vida de uma pessoa. E a vida não tem preço. Por isso a nossa insistência em querer oferecer aos cidadãos mais carentes médicos que sejam revalidados, que tenham a sua formação e a sua qualificação aferida por meio de uma revalidação”, afirmou Cavalcante.

Atuação: diretores do CFM defendem princípios médicos em sessão solene na Câmara dos Deputados
O diretor afirmou que “o CFM é hoje a maior instituição regulatória médica do mundo. Há países com mais médicos, como Estados Unidos, China e Índia, mas nenhum deles tem uma colegiatura obrigatória única. Daí a importância dos nossos trabalhos”, explicou, ao agradecer aos deputados, senadores e à Frente Parlamentar Mista da Medicina por atuarem em defesa da saúde e da medicina.
Homenagens – A sessão solene foi proposta pelo deputado federal Zacharias Calil (União Brasil-GO). Em requerimento, ele reforçou que essa data simbólica permite homenagear e reconhecer toda dedicação, amor, compaixão, renúncia e trabalho incessante dos profissionais. “Médicos deixam seus familiares para salvar vidas, enfrentam muitos desafios no seu cotidiano e sofrem muita pressão psicológica. É preciso resiliência, empatia e muito amor”, disse.
A homenagem na Câmara dos Deputados foi presidida pelo deputado Luiz Ovando (PP-MS), que iniciou a solenidade afirmando que os médicos desempenham um papel singular e inestimável na vida de todos os brasileiros. “Esses profissionais são frequentemente nossa primeira linha de defesa na busca por saúde e bem-estar. Através de suas habilidades, dedicação e compromisso, eles proporcionam diagnósticos precisos, tratamentos eficazes”, ressaltou o parlamentar.