O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu nesta quinta-feira (20/02) a visita da ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins, para um diálogo essencial sobre mobilidade profissional e colaboração na área médica. A iniciativa reforça os laços históricos entre os dois países e busca avançar em estratégias para a qualificação e o reconhecimento de médicos brasileiros e portugueses.
“A comunidade brasileira já é a maior entre os estrangeiros em Portugal e podemos aprofundar ainda mais este intercâmbio. Queremos trabalhar para acolher médicos especialistas com formação técnica de excelência. Da mesma forma, esperamos que nossos médicos sejam bem recebidos pelo Brasil e pelo CFM”, afirmou a ministra durante a visita à sede do CFM, em Brasília (DF).
Ana Paula Martins também ressaltou a importância do diálogo para garantir melhores condições aos profissionais que atuam e pretendem atuar em Portugal. “Os médicos brasileiros que hoje têm seu projeto de vida em Portugal e que fazem parte da nossa comunidade de língua portuguesa precisam ter o reconhecimento da sua especialidade e diferenciação. Nosso país, por meio do Serviço Nacional de Saúde e do Sistema de Saúde Português, os acolherá com grande determinação”, destacou.
A ministra foi recebida pelo presidente em exercício do CFM, Emmanuel Fortes, e pelo 3º vice-presidente, Jeancarlo Cavalcante. “A troca de experiências entre Brasil e Portugal na área médica é essencial para aprimorar a qualificação profissional e o CFM está à disposição para ampliar a cooperação no fortalecimento da formação médica e da assistência em saúde”, afirmou Fortes.
O diretor de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais do Ministério da Saúde de Portugal, Francisco Pavão, acompanhou a ministra e expressou preocupação com a qualidade do ensino. “O volume de escolas médicas no Brasil é muito grande e isso nos preocupa. Precisamos que o CFM identifique, e nos informe, quais são as instituições de qualidade para que possamos receber os profissionais com mais segurança”. Pavão também destacou o histórico de cooperação entre o CFM, a Ordem dos Médicos de Portugal e a Comunidade Médica de Língua Portuguesa, da qual é secretário-permanente.
Cooperações – O presidente em exercício do CFM, Emmanuel Fortes pontuou que o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), cuja adesão é voluntária e gratuita, é a resposta para essa questão, ressaltando que atualmente o Brasil conta com mais de 50 escolas acreditadas e que outras dezenas estão em processo de análise. “Uma faculdade que obtém o certificado do SAEME-CFM recebe um selo de qualidade, reconhecido internacionalmente por entidades como a WFME”, afirmou.
Também presente no encontro, o 3º vice-presidente do CFM, Jeancarlo Cavalcante, afirmou que o CFM está sempre aberto ao diálogo e à colaboração com instituições internacionais. “Nosso objetivo é contribuir para a qualificação dos profissionais e para a segurança dos pacientes, dentro dos mais altos padrões de excelência”, destacou
Durante a visita, a ministra Ana Paula Martins foi homenageada com uma placa pelo reconhecimento ao seu trabalho e dedicação à medicina portuguesa.