
Sensibilização: pedindo apoio aos médicos, ministra Damares Alves relatou casos de abuso ao Pleno do CFM
CFM e Governo Federal traçam estratégias de combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres
O Disque 100, serviço de proteção que recebe denúncias de violação aos direitos humanos, terá um canal exclusivo para que médicos reportem casos de abuso contra crianças, adolescentes e mulheres.
O pedido de apoio dos médicos à ação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República foi apresentado pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante a sessão plenária do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A ministra veio ao Conselho para sensibilizar os médicos sobre o trauma vivido por bebês e crianças no Brasil, vítimas de abuso sexual cometido, segundo ela, às vezes por pais, mães ou responsáveis. Damares Alves relatou aos conselheiros casos de recém-nascidos violentados com poucos dias de vida, em que as cenas foram filmadas e posteriormente vendidas.
As declarações da ministra deixaram os conselheiros perplexos e comovidos com os casos denunciados. Todos se comprometeram a apoiar a causa e chamaram a atenção da ministra para outros agravos aos direitos humanos, como as más condições de trabalho e desvalorização da profissão enfrentadas pelos médicos brasileiros, o que tem levado muitos deles ao suicídio.
Grupo de Trabalho – Para viabilizar a contribuição dos médicos à iniciativa, o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, anunciou a criação de um grupo de trabalho na autarquia. “Vamos fazer um estudo com o objetivo de buscar a melhor forma de agirmos em relação à violência contra a criança e a mulher”, declarou. Os trabalhos da comissão serão conduzidos pelo conselheiro federal representante do Rio de Janeiro, Raphael Câmara.
A comissão será integrada por representantes do CFM, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e também da Associação Médica Brasileira (AMB).
Ao final da reunião, Damares Alves agradeceu o apoio oferecido pelos conselheiros. “A gente começa hoje uma parceria entre o Ministério, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira, e vai ser uma honra trabalharmos juntos”.
O Disque 100 funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de todo o Brasil. Basta ligar 100.