
O Conselho Federal de Medicina (CFM) reuniu-se com representantes de sociedades de especialidades nesta segunda-feira (20) para alinhar ações coletivas na defesa das prerrogativas médicas e no enfrentamento ao exercício ilegal da medicina. O encontro foi conduzido pela conselheira federal Rosylane Rocha, 2ª vice-presidente do CFM e coordenadora da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Combate ao Exercício Ilegal da Medicina.
“Esta é uma agenda de convergência: médicos de todas as especialidades estão juntos na defesa da população brasileira. A atuação do CFM é pela segurança do paciente e por uma medicina segura”, afirmou Rosylane Rocha.
Além da troca de experiências entre as diferentes especialidades, foram alinhadas ações de divulgação do Guia Medicina Segura, material voltado ao público leigo com orientações para prevenir riscos e registrar denúncias. Para os médicos, a reunião reforçou o uso da plataforma Medicina Segura, que coleta relatos de eventos adversos atendidos em consultórios e serviços, permitindo sistematizar dados nacionais e acionar medidas cabíveis junto aos órgãos competentes.
Participaram os conselheiros federais Alcindo Cerci, Bruno Souza, Maíra Pereira, Yáscara Pinto, Diogo Sampaio, Francisco Cardoso, Estevam Rivello, Carlos Magno Dalapicola, Domingos Sávio, Marcelo Prado e José Eduardo Dolci.

Estavam representadas as seguintes especialidades: Pediatria, Medicina do Esporte, Ortopedia e Traumatologia, Acupuntura, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia da Mão, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Medicina Intensiva Brasileira, Urologia, Endocrinologia e Metabologia, Neurologia, Homeopatia, Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Dermatologia, Endoscopia e Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia, Geriatria e Gerontologia, Medicina do Trabalho, Medicina do Exercício e do Esporte, Medicina Nuclear, Reumatologia, Radiologia, Pneumologia e Tisiologia, Pediatria, Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, Patologia e Oftalmologia.
As sociedades trouxeram sugestões, afirmaram interesse em ingressar no projeto e parabenizaram o CFM pela iniciativa.