O objetivo do CFM é facilitar a vida dos profissionais para que possam resolver demandas remotamente

O Conselho Federal de Medicina (CFM) disponibilizou para todos os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) uma ferramenta que permite ao médico e às pessoas jurídicas atualizarem seus dados cadastrais no sistema conselhal de forma on-line. Para realizar as atualizações, o médico ou o diretor-técnico da empresa deverá criar um login e senha por meio de um sistema disponível no próprio site do CRM.

Por meio do Portal de Serviços, que geralmente é acessado na aba “Serviços” dos portais dos CRMs, o médico é encaminhado para uma página na qual deverá digitar seu número de CRM e senha. Caso ainda não tenha o

passaporte de acesso, receberá no e-mail cadastrado no CRM o link com os passos necessários para criá-lo.

Benefícios: a conselheira Dilza Ambrós (AC) destaca o investimento para facilitar a rotina dos médicos

Com a senha, poderá acessar o Portal de Serviços, que permitirá a emissão dos seguintes documentos para as pessoas físicas: declarações de especialidades registradas, de especialista, negativa de conduta ética, transferência, inscrição, jubilamento e responsabilidade técnica. Também poderá emitir certidão de aposentadoria e de quitação, alterar e-mail, endereço e telefone, obter comprovante de votação e justificativa de voto, além de solicitar segunda via de boleto e realizar pré-inscrição. Neste caso, quando for o primeiro registro do médico no CRM, ele colocará seus dados e depois terá de comprová-los no Conselho.

Para as pessoas jurídicas, estão disponíveis os seguintes serviços: certificado de regularidade do prestador e certidões de inscrição, quitação, cancelamento, responsabilidade técnica para especialidade e responsabilidade técnica para serviço. Também poderão obter a declaração de responsabilidade técnica, alterar e-mail, obter segunda via de boleto e fazer a pré-inscrição da pessoa jurídica.

O Portal de Serviços é disponibilizado desde o ano passado pelo CFM, que se inspirou em programa desenvolvido pelo CRM do Paraná. A partir deste ano, será ampliado o leque de serviços oferecidos aos médicos. Novos serviços, como renovação de Certificado de Regularidade de Pessoa Jurídica, Registro de Especialidade e de área de atuação, solicitação de Cédula de Identidade Médica, averbação de nome e de nacionalidade, alteração de diretoria técnica, entre outros, já estão sendo oferecidos pelos CRMs de Sergipe, Acre, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, que estão disponibilizando as novas funcionalidades em forma de teste.

“Esse é um trabalho da gestão anterior a que estamos dando continuidade. O objetivo é facilitar a vida do médico, para que ele possa resolver a maioria das suas demandas sem precisar sair de casa ou do consultório”, explica a secretária-geral do CFM, Dilza Ambrós Ribeiro. Alguns serviços que anteriormente exigiam a entrega presencial de uma série de documentos agora requerem apenas alguns cliques. “O portal foi pensado para facilitar o acesso aos principais serviços buscados pela comunidade médica e, com isso, otimizar a nossa comunicação com esses profissionais, garantir celeridade e melhorar a gestão”, pontuou.

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