No primeiro dia das Eleições CFM 2024, mais da metade dos médicos brasileiros já votaram para escolher os conselheiro federais de seus estados e do Distrito Federal para a gestão 2024-2029. Dos 543.395 médicos aptos a votar, 298.999 (55.02%) digitaram seus votos em uma votação on-line das 8h às 20h. O processo será reaberto nesta terça-feira (7), às 8h.
Se você, médico, ainda não votou, tem até às 20h desta terça-feira para exercer o seu direito. Acesse eleicoescfm.org.br e vote.
Na avaliação do presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CEN), Aldemir Humberto Soares, a votação nesse primeiro dia foi dentro do esperado, de forma tranquila e com um índice importante de participação, inclusive de médicos que votaram do exterior. “Esperamos que o processo continue sem intercorrências nesta quarta-feira”, afirmou. Soares destaca que desde janeiro a CEN trabalha para garantir a segurança e a transparência do processo eleitoral, “e o resultado está numa votação totalmente auditável e segura”.
Os estados com os maiores índices de participação no primeiro dia de votação foram Roraima (66%), Mato Grosso do Sul (59%) e Rio Grande do Sul (57%). Veja como está o percentual de participação nos estados e no Distrito Federal.
O presidente da CEN enfatiza para a necessidade de os médicos participarem do processo eleitoral. “Quem ainda não votou, tire um tempinho do seu dia para participar desse importante momento para o sistema de conselhos. É rápido e fácil, mas se o médico tiver alguma dificuldade, pode ir nas urnas disponibilizadas pelos Conselhos Regionais de Medicina”, afirma.