Em homenagem à celebração do Dia do Médico, a Presidência da República homenageou 12 profissionais com condecorações da Ordem do Mérito Médico pela prestação de serviços notáveis no Brasil. Todos foram apontados como destaque no exercício da atividade nos setores público e privado, no magistério ou na pesquisa.

Ordem do Mérito Médico é honraria concedida pelo Presidente da República, Michel Temer. Homenagem marca a semana de comemoração do Dia do Médico
Sete médicos foram homenageados com a honraria de classe Grande-Oficial, dentre eles o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital – que enfatizou que a homenagem é um justo reconhecimento aos esforços empreendidos pelos mais de 440 mil médicos brasileiros. “A população deste País nos reconhece como membros da classe profissional de maior crédito e confiança. Neste momento nacional, de necessidade de recuperações, estou certo de que os médicos brasileiros contribuirão com a reconstrução de um novo Brasil”, afirmou.
Segundo o presidente, dois fatores são fundamentais para o desenvolvimento: o crescimento do PIB e o combate às desigualdades sociais. “Também nestes aspectos, os médicos brasileiros continuarão o seu exercício de cidadania com afinco, em busca de um futuro melhor para as novas gerações. Ao mesmo tempo, determinados à preservação desse patrimônio universal e público da humanidade, que é a Medicina”, afirmou o presidente do CFM.
Também foram condecorados com a honraria de classe Grande-Oficial os médicos Florentino Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira; Márcio José de Almeida, pesquisador da Rede de Pesquisa em Saúde dos Servidores da Secretaria em Londrina; Maria Inez Gadelha, membro da Câmara Técnica de Oncologia do Conselho Regional de Medicina do Rio; Mônica Almeida Neri, diretora-geral da Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia; Raul Cutait, membro da Academia Nacional de Medicina; e Vanessa Van Der Linden, pesquisadora na Associação de Assistência à Criança De ciente.

MG: Tiesenhausen (dir.) recebeu a Medalha Centenário da JCS
Outros cinco médicos receberam a honraria de classe Comendador: Aureo Augusto Caribé, Carmen Luiza Correa, Elisabeto Ribeiro Gonçalves, José Enio Servilha Duarte, e Sildo Gonzaga Tomaz.
Minas Gerais – O 1º Secretário e diretor de Comunicação e Informática do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hermann von Tiesenhausen, foi homenageado pela Polícia Militar de Minas Gerais com a Medalha Centenário da Junta Central de Saúde (JCS), órgão oficial de perícias médicas da corporação.
De acordo com a corporação, a concessão da medalha é uma “forma de homenagear militares, civis e organizações que contribuíram, de maneira ímpar, para o engrandecimento da unidade e se destacaram pela seriedade, compromisso e dedicação”, deixando, assim, “registrada na história da Polícia Militar e de cada personalidade agraciada o devido reconhecimento e agradecimento, que se materializa pela entrega da comenda”.