Os Conselhos Regionais dos estados do Mato Grosso (CRM-MT), Pernambuco (Cremepe) e Sergipe (Cremese) passarão a contar a partir de 5 de junho com as facilidades e maior economia de gastos com papel proporcionadas pela implantação da ferramenta, que permite maior agilidade e organização ao trâmite de processos administrativos.
Com a adesão dessas outras autarquias regionais, um total de 19 CRMs estarão integrados ao Sistema Eletrônico, que dispensa o uso do papel para emissão e tramitação de documentos. No total, a plataforma passará a contar com 2.100 usuários.
Além do CRM-MT, Cremepe e Cremese, o Sistema é adotado pelos Conselhos do Acre (CRM-AC), Amapá (CRM-AP), Amazonas (Cremam), Bahia (Cremeb), Ceará (CRM-CE), Distrito Federal (CRM-DF), Espírito Santo (CRM-ES), Goiás (Cremego), Maranhão (CRM-MA), Pará (CRM-PA), Paraíba (CRM-PB), Piauí (CRM-PI), Rondônia (CRM-RO), Roraima (CRM-RR) e Tocantins (CRM-TO).
O primeiro Conselho a adotar a ferramenta foi o CRM-DF, em setembro de 2022. A meta da Secretaria Geral do CFM é levar a implantação do Sistema Eletrônico a todos os CRMs até setembro deste ano.
No âmbito do CFM, a implantação do SEI dentro do sistema de conselhos de medicina corre sob a responsabilidade da COINF. Os técnicos envolvidos no comando do processo são Gleidson Porto e Bruno Lemos, que respondem ao 1º secretário do CFM, conselheiro Hideraldo Cabeça.
Webinar – Para apoiar os Conselhos que implantarão o SEI, a Coordenação de Tecnologia da Informação do CFM oferecerá nesta sexta-feira (26) um seminário on-line para os colaboradores das secretarias gerais dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Será uma nova oportunidade para que os funcionários dos Conselhos possam esclarecer dúvidas e conhecer atualizações na ferramenta, como emissão do Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) pelos CRMs e a possibilidade de apresentação de recursos ao CFM relacionados à expedição do documento pelo conselho regional.
O primeiro treinamento foi realizado no início deste mês, quando os funcionários das secretarias gerais dos CRMs receberam informações sobre a utilização do sistema, incluindo esclarecimentos sobre etapas de criação de um processo, indicação de interessados/responsáveis pelos itens, definição dos níveis de acesso e modo de acompanhar a tramitação.