Após a conferência de abertura do 1º Fórum da Mulher Médica, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a emoção deu o tom à primeira mesa temática do evento: “A mulher e a sua profissão: representatividade, oportunidades e desafios”. O encontro reuniu autoridades e médicas que compartilharam experiências pessoais e dados sobre os caminhos percorridos pelas mulheres na Medicina.
Com mediação da conselheira federal Rosylane Rocha, 2ª vice-presidente do CFM e coordenadora da Comissão da Mulher Médica, a mesa contou com a participação das deputadas federais Bia Kicis e Mayra Isabel Correia Pinheiro, além da conselheira federal Viviana de Mello Guzzo Lemke. Também estiveram presentes as conselheiras federais Graziela Schmitz Bonin, que atuou como secretária, e Ana Jovina Barreto Bispo, coordenadora da sessão.
Durante sua fala, a deputada federal Bia Kicis destacou os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente profissional e a importância de manter valores e princípios diante das adversidades. “Nós temos muitos desafios, mas a gente não pode perder nunca os nossos valores. O aplauso fácil é algo muito traiçoeiro. Precisamos caminhar sempre ao lado da verdade”, afirmou.
Na sequência, a médica e deputada federal Mayra Pinheiro emocionou o público ao compartilhar histórias pessoais que ilustram os dilemas enfrentados por muitas profissionais, especialmente em relação à maternidade. “Aonde que nós mulheres nos perdemos nessa luta para ocupar mais espaços na sociedade? Mesmo sem competir com os homens, precisamos refletir sobre o que fizemos com o papel mais importante que temos: o de mães, de edificadoras do nosso lar”, provocou.
Encerrando a mesa, a conselheira Viviana Lemke apresentou dados técnicos sobre a presença feminina na Medicina e também falou sobre sua trajetória, marcada por conquistas, desafios e momentos simbólicos vividos no ambiente hospitalar. “Desejo que eu e todos vocês nos tornemos imprescindíveis na vida dos nossos pacientes, das pessoas que nos cercam e, especialmente, da nossa família”, declarou.
Ao final da sessão, foram sorteados exemplares do livro “O mundo precisa de pais”, de autoria da deputada e médica Mayra Pinheiro, que foi recentemente lançado.